Seja bem vindo ao nosso site Rádio Triunfo FM 87,9MHz Triunfo, Pernambuco, Brasil !

Buscar  
Saúde

Anvisa entra na batalha para conter surto do fungo "Candida auris" em Pernambuco

Pelo menos 10 casos foram confirmados em quatro surtos em hospitais de Pernambuco

Publicada em 04/08/2023 às 10:19hPortal Folha de Pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Anvisa entra na batalha para conter surto do fungo
 (Foto: Divulgação)

Nos últimos dias 26 a 28 de julho, uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou missão técnica no Recife, Pernambuco, com o objetivo de acompanhar as ações de controle do surto do fungo Candida auris nos hospitais da região.

 

Até o momento, foram notificados 10 casos confirmados de Candida auris nos quatro surtos em vigência em Pernambuco, que envolvem os hospitais: Miguel Arraes, Tricentenário em Olinda, Real Português e da Restauração. Os hospitais deverão manter a vigilância de pacientes por 6 meses para que o surto seja considerado encerrado.

 

A missão, que contou com a participação de servidores da Anvisa e do diretor Alex Machado Campos, realizou visitas técnicas, com o objetivo de conhecer as ações desenvolvidas para o controle de infecção hospitalar, com enfoque na C. auris, nos hospitais do Grande Recife, incluindo o Hospital Miguel Arraes e o Hospital da Restauração, além de reunião com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

 

O superfungo Candida auris é transmitido pelo contato direto com pessoas infectadas ou com objetos. Entre os principais sintomas, estão febre, tontura, alteração da pressão arterial, dificuldade para respirar e aceleração do ritmo cardíaco.

 

Confira as principais ações realizadas para controle dos surtos:

 

Hospitais com surto:

 

Reforço nas ações de limpeza e desinfecção de superfícies e higiene de mãos.

 

Coletas de swabs de vigilância de contactantes de casos positivos e coletas ambientais em superfícies.

 

Manutenção das medidas de precaução padrão + contato e isolamento de casos positivos.

 

Participação nas reuniões técnicas para tirar dúvidas sobre procedimentos.

 

Secretaria de Saúde de Pernambuco:

 

Visita da coordenação estadual de prevenção e controle de infecção de Pernambuco/Apevisa aos hospitais com surto para prestar apoio e orientações.

 

Apoio do Lacen de Pernambuco na disponibilização de insumos para coletas de swab de vigilância e na análise dos resultados.

 

Publicação de notas técnicas com orientações para os hospitais de Pernambuco;

 

Suporte na regulação de pacientes para desafogar hospitais com surto.

 

Anvisa:

 

Organização da força tarefa nacional e das reuniões para apoiar no controle do surto.

 

Acompanhamento e apoio às ações de controle dos surtos.

 

Articulação com os diferentes departamentos e órgãos envolvidos.

 

Revisão das recomendações nacionais para identificação, prevenção e controle de surtos de C. auris em serviços de saúde - Nota técnica 02/2022 GVIMS/GGTES/Anvisa.

 

Suporte técnico dos especialistas da rede nacional que apoiam a Anvisa para identificação de Candida auris em serviços de saúde nas ações de controle dos surtos.

 

Próximos passos:

 

O monitoramento nacional e a força tarefa criada para acompanhar o controle dos surtos seguirá vigente por mais 6 meses desde o último caso confirmado.

 

As reuniões com a força tarefa nacional acontecerão a depender da demanda de suporte técnico pelo estado de Pernambuco e da necessidade de acompanhamento das ações pela Anvisa e Ministério da Saúde.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Agora na Triunfo FM
Locutores
João Edmilson e Alex Sandra Pádua
João Edmilson
Luciano Lima e Priscila Viih
Luciano Lima e Thyago André
Alex Souza e Luciano Lima
Thyago André e Priscila Viih
Seu Luiz
Priscila Viih
Alex Souza
Alex Sandra Pádua
Thyago André
Luciano Lima
Ouvintes Online

Visitas: 151131

Usuários Online: 1


Copyright (c) 2024 - Rádio Triunfo FM 87,9MHz - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD