Seja bem vindo ao nosso site Rádio Triunfo FM 87,9MHz Triunfo, Pernambuco, Brasil !

Buscar  
Saúde

ecretaria de Saúde confirma terceiro caso de Candida auris em 2023 em Pernambuco

De acordo com a secretaria, paciente está internado em hospital particular, no Recife.

Publicada em 24/05/2023 às 11:52hG1 PE

Link da Notícia:
Compartilhe
   

ecretaria de Saúde confirma terceiro caso de Candida auris em 2023 em Pernambuco
 (Foto: GETTY IMAGES/BBC)

Foi confirmado, nesta terça (23), o terceiro caso de contaminação pelo superfungo Candida auris em 2023 em Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o paciente está internado num hospital particular, no Recife. Segundo a secretaria, o paciente é um homem de 66 anos. Não foi divulgada a unidade de saúde em que ele está internado.

 

A secretaria informou ainda que:

 

? Continua o monitoramento do Candida auris no estado, implementando, de forma articulada, as ações para controlar e evitar a propagação do fungo;

 

? Seguem em andamento as investigações para saber se os casos tiveram origem nas unidades hospitalares ou se as pessoas foram infectadas em outro ambiente.

 

O diagnóstico, confirmado após análise em laboratório, foi divulgado um dia depois de a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) anunciar que o Hospital Miguel Arraes, em Paulista - onde um homem de 48 anos está internado - foi fechado para novos atendimentos.

 

No local, somente os casos de urgência estão sendo atendidos.

 

Além do caso notificado no Miguel Arraes, há ainda um homem de 77 anos internado no Hospital Tricentenário, em Olinda. Na unidade, apenas o setor onde se encontra o paciente foi interditado.

 

Na segunda (22), em entrevista à TV Globo, a diretora-geral da Apevisa, Karla Baêta, disse que pessoas que tiveram contato com os pacientes estão passando por testes para saber se também foram infectadas.

 

Só depois que tiver três amostras com resultados negativas para a Candida auris, realizadas num intervalo de 72 horas, as unidades serão liberadas.

 

Foi questionada a SES-PE sobre o estado de saúde dos pacientes com o superfungo, mas, até a publicação da matéria, não obteve retorno.

 

Dois primeiros casos de superfungo em 2023

Os dois primeiros casos de pessoas com o superfungo Candida auris em 2023, em Pernambuco, foram confirmados na sexta (19).

 

O Candida auris recebeu a definição de superfungo por ser resistente a praticamente todos os medicamentos que existem.

 

Sem uma análise especializada, ele pode ser confundido com vários outros tipos comuns e, por isso, é considerado de difícil diagnóstico.

 

Primeiros casos em Pernambuco

? O primeiro caso de Candida auris em Pernambuco foi confirmado em janeiro de 2022 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

? Sete meses depois, a SES-PE informou que 36 pacientes foram infectados pelo fungo desde então. Os casos foram detectados nos hospitais da Restauração e Miguel Arraes.

 

? Estudos indicam que até 90% dos pacientes de Candida auris são resistentes a fluconazol, anfotericina B ou equinocandinas - medicamentos usados no tratamento de infecções por fungos.

 

? Além disso, o fungo pode causar infecção de corrente sanguínea e ser fatal, principalmente em imunodeprimidos ou com comorbidades.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Locutores
João Edmilson e Alex Sandra Pádua
João Edmilson
Luciano Lima e Priscila Viih
Luciano Lima e Thyago André
Alex Souza e Luciano Lima
Thyago André e Priscila Viih
Seu Luiz
Priscila Viih
Alex Souza
Alex Sandra Pádua
Thyago André
Luciano Lima
Ouvintes Online

Visitas: 141533

Usuários Online: 1


Copyright (c) 2024 - Rádio Triunfo FM 87,9MHz - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD