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Índice de Intenção de Consumo das Famílias Pernambucanas registra maior patamar desde 2020

Com o resultado de 82,8 em outubro, o ICF-PE ainda sinaliza estagnação no ímpeto de compras

Publicada em 25/10/2022 às 07:12hFolha de Pernambuco

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Índice de Intenção de Consumo das Famílias Pernambucanas registra maior patamar desde 2020
 (Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco)

Segundo recorte local realizado pela Fecomércio-PE, o índice de Intenção de Consumo das Famílias pernambucanas (ICF-PE) voltou a apresentar pequena variação mensal na passagem de setembro para outubro. Mesmo com o desempenho tímido – mas mantendo média acima de 80 pontos ao longo de 2022 – o índice registra agora o maior patamar desde maio de 2020, em meio à deflagração da pandemia de Covid-19.

 

Com o resultado de 82,8 em outubro, o ICF-PE ainda sinaliza estagnação no ímpeto de compras, além de se manter muito abaixo da zona de otimismo e satisfação, que é de 100 pontos ou mais. Observando a série histórica recente, houve uma trajetória de recuperação ocorrida entre agosto de 2021 e abril de 2022, mas o ICF-PE mantém estabilidade desde então, corroborando o ambiente de incerteza dos consumidores com relação à economia após o pleito eleitoral.

 

Em outubro, o índice de Intenção de Consumo das Famílias Pernambucanas registrou o maior nível, desde maio de 2020. É o que diz o recorte local feito pela Fecomércio-PE, sobre pesquisa ICF, calculada pela CNC. Segundo a Federação, apesar do desempenho tímido, em comparação aos outros meses de 2022, a média se manteve acima dos 80 pontos registrados anteriormente, chegando ao patamar de 82,8 pontos.

 

O recorte também demonstrou que mesmo com a trajetória de recuperação registrada entre agosto de 2021 e abril de 2022, e apresentando estabilidade desde então, ainda existe uma estagnação quanto ao ímpeto de compras das famílias, que se mantém muito abaixo da zona de otimismo ou satisfação, sendo de 100 pontos ou mais.

 

As medidas de suporte à renda, embora relevantes em termos de volume de recursos, considerando o longo período de desemprego em alta e de elevação de preços e que o movimento recente de deflação tem sido mais expressivo apenas nos segmentos de combustíveis e de energia, ainda não foram suficientes para melhorar amplamente a situação do orçamento familiar.

 

Observando as questões componentes do ICF, apenas duas perspectivas apresentaram avaliação mais favorável entre setembro e outubro. O primeiro que se destaca é o quesito ‘perspectiva profissional’, cujo índice cresceu 5,1% (de 86,1 para 90,5 pontos), o que representa um certo otimismo sobre o mercado de trabalho no curto prazo, tendo em vista o avanço no setor de serviços do estado, além das expectativas de emprego temporário no fim de ano e para efetivações durante o primeiro trimestre de 2023. Ademais, na comparação anual (com outubro de 2021) a avaliação sobre ‘perspectiva profissional’ apresentou a maior variação positiva (36,6%) entre os quesitos da pesquisa.

 

Em seguida, destaca-se o quesito ‘momento para duráveis', que registrou crescimento de 3,1% em outubro frente a setembro (de 61,4 para 63,3 pontos), ficando no mesmo patamar observado em outubro do ano anterior. Esse componente investiga a propensão dos consumidores à realização de compras de bens duráveis, produtos de maior valor agregado, como móveis e eletrodomésticos, e que em comumente demandam acesso a crédito para a sua aquisição. Vale salientar que entre outubro e dezembro de 2021 esse componente avançou de 63,4 para 71,3 pontos, evidenciando a influência do Black Friday e das comemorações de final de ano para o ímpeto de consumo.

 

Nesse sentido, espera-se que em novembro, passada a decisão eleitoral e o ambiente de tensão, o índice apresenta uma pequena melhora de perspectivas para o final de ano – perspectiva que é corroborada pelo quesito ‘momento para duráveis –’, mas ainda se configurando um quadro de baixa intenção de consumo para o início de 2023.




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