Cerca de uma década atrás, os pacientes começaram a procurar o Dr. Alexander Pastuszak com uma pergunta que só se tornou mais comum desde então: fumar maconha tornaria mais difícil para eles terem filhos? O médico, um especialista em fertilidade masculina, simplesmente não tinha nada concreto para dizer a eles.
“Até recentemente, a resposta era: 'Não sei'”, disse Pastuszak, que agora é urologista na Universidade de Utah. Então ele começou a procurar uma resposta. Nos Estados Unidos, a cannabis é legal para fins medicinais ou recreativos em todos os estados, exceto 11, e foi usada pelo menos uma vez por 52,5 milhões de americanos em 2021, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
No entanto, como continua ilegal sob a lei federal, é difícil estudá-la, e seus efeitos de longo prazo na saúde ainda são mal compreendidos, disse Omer Raheem, urologista da Cleveland Clinic que atende nos Estados Unidos e em Abu Dhabi.
Mesmo assim, quando se trata do sistema reprodutor masculino, alguns efeitos da cannabis estão se tornando claros. Ao analisar 48 estudos de todo o mundo, Pastuszak descobriu em 2019 que os produtos de cannabis prejudicam as chances de um homem conceber filhos. Finalmente, ele sente que tem uma resposta para seus pacientes.
“O THC, certamente na forma fumada, pode afetar o sêmen”, disse o médico, e, portanto, prejudicar a fertilidade masculina.
Visitas: 257673
Usuários Online: 1