Seja bem vindo ao nosso site Rádio Triunfo FM 87,9MHz Triunfo, Pernambuco, Brasil !

Buscar  
Educação

Enem 2023: divulgação de gabarito oficial foi antecipada para dia 14; abstenção na 2ª etapa foi de 32% em todo País

A reaplicação do Enem 2023 será feita nos dias 12 e 13 de dezembro. De acordo com o Inep, pode solicitar a reaplicação quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas

Publicada em 13/11/2023 às 11:24hDiário de Pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Enem 2023: divulgação de gabarito oficial foi antecipada para dia 14; abstenção na 2ª etapa foi de 32% em todo País
 (Foto: Rômulo Chico/DP)

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, neste domingo (12), registrou uma abstenção de 32% em todo país. 

 

O gabarito oficial que seria divulgado inicialmente no dia 24 de novembro, foi antecipado para terça (14), de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

 

A abstenção registrada no segundo dia de provas supera o índice dos 28% do primeiro dia, no domingo retrasado (5), e fica no mesmo patamar do número de abstenções registradas na segunda etapa da edição de 2022. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em coletiva à imprensa.

 

Não houve recorte divulgado para as abstenções por estado até o fechamento desta edição. No primeiro dia de provas, Pernambuco registrou um total de 26,9% de faltosos. 

 

Os portões foram abertos ao meio-dia para a chegada dos candidatos e fechados pontualmente às 13h. As provas foram encerradas às 18h30, horário de Brasília.

 

Segundo o Inep, 68% dos 3,9 milhões de inscritos para a edição do exame este ano fizeram as provas da segunda etapa, com questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e de Matemática e suas tecnologias.

 

No ano passado, a ausência foi de 28,3% no primeiro dia e de 32,1% no segundo dia. Neste domingo (12), houve o vazamento de imagens de questões da prova, que circulam nas redes sociais. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a circulação de imagens ocorreu por volta das 17h, uma hora antes do horário autorizado para sair com o caderno de respostas do local de aplicação. 

 

“Imediatamente acionamos novamente a Polícia Federal. A Polícia está em investigação e há várias diligências em relação à circulação de fotos no primeiro dia, inclusive já foram identificadas oito pessoas”, disse o ministro.

 

Além disso, as provas desta segunda etapa trouxeram questões repetidas. O presidente do Inep, Manuel Palacios, informou que uma das perguntas será anulada. A questão era relacionada ao H1N1 e foi repetida de uma edição do Enem do ano de 2010. 

 

Balanço 

 

De acordo com  o Inep, 2.217 pessoas foram eliminadas pois cometeram infrações como portar equipamentos eletrônicos e se ausentar antes do horário permitido (15h30). Na primeira etapa, no último dia 5, o número de eliminados foi de 4.293 participantes.

 

Além disso, 859 inscritos não conseguiram concluir a prova por problemas logísticos, como questões climáticas, emergências médicas, interrupções de energia ou de água e poderão pedir reaplicação.

 

Ainda de acordo com o Inep, foram 1.750 municípios brasileiros que aplicaram as provas do exame, com um total de 9.400 salas de aplicação, culminando no trabalho de 10 mil coordenadores de sala e 132 mil aplicadores das provas. 

 

Segundo o Inep, 68% dos 3,9 milhões de inscritos para a edição do exame este ano fizeram as provas da segunda etapa, com questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e de Matemática e suas tecnologias (Rômulo Chico/DP)

Segundo o Inep, 68% dos 3,9 milhões de inscritos para a edição do exame este ano fizeram as provas da segunda etapa, com questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e de Matemática e suas tecnologias (Rômulo Chico/DP)

 

Segurança 

 

De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), a realização do Enem 2023 aconteceu de forma tranquila e com normalidade. A afirmação é do coordenador estadual da segurança do Enem 2023, major Daniel Augusto.

 

Segundo ele, nas duas etapas do exame não foram registradas ocorrências graves e prisões nos 576 pontos de aplicação de provas, distribuídos nos 83 municípios pernambucanos que participaram do exame. 

 

“Avaliamos que felizmente esse ano a realização das provas foram tranquilas e com normalidade. Registramos pequenas ocorrências, em sua grande maioria por cometimento do crime de perturbação de sôssego. Neste segundo dia foram apenas quatro ocorrências nessa natureza e não foram necessárias prisões”, destacou o major. 

 

 As quatro ocorrências registradas pela corporação foram por crime de perturbação de sossego, sendo duas delas ocorridas em Petrolina (Escola municipal Anete Rolim e Escola municipal Paulo Freire), no Sertão do estado, uma outra em Jaboatão dos Guararapes (Escola Estadual Alzira da Fonseca) e outra no Recife (Escola Estadual Pedro Celso), ambas na Região Metropolitana.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Agora na Triunfo FM
Locutores
João Edmilson e Alex Sandra Pádua
João Edmilson
Luciano Lima e Priscila Viih
Luciano Lima e Thyago André
Alex Souza e Luciano Lima
Thyago André e Priscila Viih
Seu Luiz
Priscila Viih
Alex Souza
Alex Sandra Pádua
Thyago André
Luciano Lima
Ouvintes Online

Visitas: 168911

Usuários Online: 1


Copyright (c) 2024 - Rádio Triunfo FM 87,9MHz - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD