Seja bem vindo ao nosso site Rádio Triunfo FM 87,9MHz Triunfo, Pernambuco, Brasil !

Buscar  
Brasil

Ministro Ricardo Lewandowski anuncia que se aposentará em 11 de abril

Decisão abre espaço para que o presidente Lula escolha seu indicado para ocupar a vaga

Publicada em 31/03/2023 às 11:55hDiário de Pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Ministro Ricardo Lewandowski anuncia que se aposentará em 11 de abril
 (Foto: LR Moreira/Secom/TSE)

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quinta-feira (30) que se aposentará a partir de 11 de abril. Com a decisão, o magistrado antecipa sua saída da corte, que estava prevista para ocorrer em maio, quando ele completa 75 anos de idade.

 

Com a escolha do ministro de antecipar sua aposentadoria em algumas semanas, começa o processo de indicação de um novo magistrado a mais alta corte do país. A escolha é responsabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele não tem prazo para realizar o ato, mas com a saída de Lewandowski, o Supremo passa a ter 10 ministros, o que pode facilitar empates nos julgamentos realizados em plenário.

 

Um encontro entre Lula e Lewandowski ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), no começo do mês.

 

Em um evento na região, o magistrado homologou um acordo entre a União e Pernambuco para a gestão da ilha de Fernando de Noronha, alvo de uma disputa judicial sobre a propriedade da região.

 

Lula tem como preferido o nome de seu advogado, Cristiano Zanin Martins, que atuou nos processos dele na Lava-Jato. O presidente já avisou para contatos próximos que pretende indicar Zanin e defende publicamente o jurista.

 

No entanto, pela proximidade, Zanin enfrenta resistência no parlamento. Nos bastidores, ele é aceito pela maioria dos ministros do Supremo e mesmo ex-ministros, como Celso de Mello, que está fazendo a defesa da aprovação dele caso realmente seja o nome escolhido pelo presidente.

 

Bastidores

Oficialmente, os atuais magistrados do Supremo não participam da escolha do novo integrante da corte. Mas nos bastidores, dialogam com senadores e integrantes do governo para chancelar ou refutar algum dos nomes. Lewandowski vê com bons olhos a eventual indicação de Zanin.

 

Entretanto, também tem defendido o nome do ex-secretário-Geral da Presidência do STF Manoel Carlos de Almeida Neto, pós-doutor e doutor em Direito Constitucional pela USP. Uma corrente de magistrados avalia que Zanin pode não ter a experiência necessária para ser levado ao cargo.

 

Caso realmente seja indicado e tenha o nome aprovado pelo Senado, Zanin herda os processos deixados por Lewandowski, inclusive ações relacionadas à operação Lava-Jato.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Agora na Triunfo FM
Locutores
João Edmilson e Alex Sandra Pádua
João Edmilson
Luciano Lima e Priscila Viih
Luciano Lima e Thyago André
Alex Souza e Luciano Lima
Thyago André e Priscila Viih
Seu Luiz
Priscila Viih
Alex Souza
Alex Sandra Pádua
Thyago André
Luciano Lima
Ouvintes Online

Visitas: 155518

Usuários Online: 1


Copyright (c) 2024 - Rádio Triunfo FM 87,9MHz - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD