Seja bem vindo ao nosso site Rádio Triunfo FM 87,9MHz Triunfo, Pernambuco, Brasil !

Buscar  
Brasil

Dino diz que manterá reforço da Força Nacional em Brasília após fim de intervenção no DF

Cerca de 800 homens da corporação estará de prontidão na capital federal no dia 1 de fevereiro, quando se iniciam os trabalhos do Judiciário e Legislativo

Publicada em 24/01/2023 às 11:05hPortal Folha de Pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Dino diz que manterá reforço da Força Nacional em Brasília após fim de intervenção no DF
 (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira que a Força Nacional continuará mobilizada em Brasília para fazer a segurança da abertura do ano do Judiciário e do Legislativo, que ocorrerá em 1 de fevereiro. Cerca de 800 homens da corporação continuarão de prontidão, mesmo após o fim da intervenção federal no governo do Distrito Federal, que vai até 31 de janeiro.

 

As cerimônias que marcam o início dos trabalhos do Judiciário e Legislativo ocorrerão, respectivamente, nos prédios Supremo Tribunal Federal e no Congresso Nacional, que foram invadidos e depredados por manifestantes golpistas no dia 8 de janeiro.

 

A prorrogação do uso da Força Nacional foi formalizado em decreto publicado hoje no Diário Oficial da União e vale até o dia 4 de fevereiro. Na prática, serão 865 agentes da corporação à disposição do governo do Distrito Federal, segundo apurou O Globo. No dia dos atos golpistas, havia apenas 140 homens na capital federal.

 

Apesar da mobilização do Ministério da Justiça, Dino anunciou hoje que a intervenção federal sobre o governo do Distrito Federal acabará em 31 de janeiro - portanto, as forças de segurança estaduais devem estar sob responsabilidade da governadora em exercício, Celina Leão (PP), em 1 de fevereiro.

 

Dino teve uma reunião nesta segunda-feira com Celina que assumiu o cargo do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB). Segundo o ministro, o encontro marcou "o início de uma espécie de transição".

 

Por enquanto, a segurança pública do DF está a encargo do interventor federal Ricardo Capelli, que é o secretário-executivo e número dois de Dino no Ministério da Justiça.

 

— A partir daí (31 de janeiro) cessará a nossa missão à frente da segurança pública do DF. Nós consideramos que neste momento já há uma situação segura para que o DF assuma o seu papel e os seus deveres — afirmou Dino, acrescentando que não foi detectado nenhuma nova ameaça contra as sedes dos Três Poderes da República.

 

— Não há nenhuma indicação da repetição desses atos, a não ser cards na internet. O terrorismo também é psicológico. (...) Oito de janeiro deve continuar repercutindo na esfera política e judicial, mas no que se refere à intervenção federal (...), nós já começamos uma espécie de transição — completou o ministro da Justiça




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Agora na Triunfo FM
Locutores
João Edmilson e Alex Sandra Pádua
João Edmilson
Luciano Lima e Priscila Viih
Luciano Lima e Thyago André
Alex Souza e Luciano Lima
Thyago André e Priscila Viih
Seu Luiz
Priscila Viih
Alex Souza
Alex Sandra Pádua
Thyago André
Luciano Lima
Ouvintes Online

Visitas: 162218

Usuários Online: 1


Copyright (c) 2024 - Rádio Triunfo FM 87,9MHz - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD