Seja bem vindo ao nosso site Rádio Triunfo FM 87,9MHz Triunfo, Pernambuco, Brasil !

Buscar  
Brasil

Novas regras para aquisição de canetas para emagrecer: proteção à saúde pública e uso responsável

Publicada em 19/04/2025 às 08:06hFolha de Pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Novas regras para aquisição de canetas para emagrecer: proteção à saúde pública e uso responsável

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) implementou, recentemente, uma medida significativa para regulamentar a venda de medicamentos conhecidos como “canetas para emagrecer”, como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares. A partir de agora, a aquisição desses medicamentos exige a retenção da receita médica nas farmácias, com validade de 90 dias e apresentação em duas vias. Além disso, os estabelecimentos devem registrar a movimentação desses produtos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

 

A decisão da Anvisa foi motivada pelo uso crescente e, muitas vezes, indiscriminado desses medicamentos para fins estéticos, sem acompanhamento médico adequado. Esse uso inadequado tem sido associado a efeitos colaterais relevantes, como náuseas, distensão abdominal, constipação, diarreia, perda de massa muscular e até casos de pancreatite. Profissionais da saúde alertam ainda para o risco de agravamento de transtornos alimentares e psicológicos, especialmente entre jovens e pessoas vulneráveis à pressão estética.

 

Além disso, o uso descontrolado compromete o acesso de pacientes que realmente necessitam desses medicamentos para o tratamento de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e obesidade grave, para os quais esses fármacos foram originalmente desenvolvidos.

 

Sabe-se que a obesidade é uma doença crônica e multifatorial que atinge cerca de 22% da população brasileira adulta, segundo dados do Ministério da Saúde. Estima-se que mais de 6 milhões de brasileiros convivam com obesidade grau 2 ou 3, condição associada a doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono e alguns tipos de câncer.

 

Nesse contexto, os medicamentos injetáveis à base de análogos do GLP-1, como semaglutida (Ozempic, Wegovy) e liraglutida (Saxenda), vêm sendo utilizados como parte do tratamento da obesidade, aliados à mudança de hábitos alimentares e à prática de atividade física. No entanto, sua indicação deve sempre ser médica, após avaliação clínica criteriosa.

 

O mercado mundial de medicamentos GLP-1 tem crescido exponencialmente. Em 2024, as vendas do Wegovy atingiram US$ 8 bilhões, enquanto o Ozempic gerou cerca de US$ 17 bilhões em receita. Só nos Estados Unidos, mais de 15 milhões de adultos — aproximadamente 6% da população — utilizam atualmente medicamentos dessa classe.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Agora na Triunfo FM
Locutores
João Edmilson e Alex Sandra Pádua
João Edmilson
Luciano Lima e Priscila Viih
Luciano Lima e Thyago André
Alex Souza e Luciano Lima
Thyago André e Priscila Viih
Seu Luiz
Priscila Viih
Alex Souza
Alex Sandra Pádua
Thyago André
Luciano Lima
Ouvintes Online

Visitas: 257669

Usuários Online: 1


Copyright (c) 2025 - Rádio Triunfo FM 87,9MHz - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD