Seja bem vindo ao nosso site Rádio Triunfo FM 87,9MHz Triunfo, Pernambuco, Brasil !

Buscar  
Brasil

Segurados do INSS podem passar por perícia médica remota.

Publicada em 04/05/2024 às 09:55hFolha de Pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Segurados do INSS podem passar por perícia médica remota.

Os beneficiários do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem solicitar a análise documental, de forma remota, através do Atestmed,  nos casos de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) direto na Central de Atendimento 135.  O Atestmed permite que os segurados realizem a perícia médica de forma remota, sem precisar comparecer ao consultório. A ferramenta dá mais agilidade para quem aguarda a concessão de benefícios do INSS. Entre setembro de 2023 e abril deste ano, o número de segurados que aguardam para  passar por uma perícia médica caiu em 37%, o que representa mais de 400 mil pessoas. De acordo com o Ministério da Previdência Social, em abril do ano passado 1.178.123 cidadãos estavam na fila. Já em abril de 2024 a quantidade de pessoas na espera caiu para  743.433, diante da aplicação do Atestmed.

 

O advogado previdenciarista Elizeu Leite informa que os segurados possuem um prazo de cinco dias para ir a uma Agência da Previdência Social (APS) e apresentar os documentos ou anexar a documentação pelo aplicativo ou site Meu INSS, utilizando login e senha. A solicitação do Atestmed só será concluída quando o segurado apresentar todos os documentos necessários. Se não for possível mostrar os documentos no prazo, o requerimento será cancelado, mas não impede que uma nova solicitação seja feita.

 

“É muito importante que as experiências médicas aconteçam o mais rápido possível, tendo em vista que esse benefício por incapacidade temporária, que a gente comumente chama de ‘auxílio-doença’, ou ‘aposentadoria por invalidez’, pode ser mais grave. Esse benefício vai substituir o rendimento do trabalhador que está incapacitado de exercer suas atividades laborativas, o que lhe dá um rendimento. Então esse montante vai servir para que o segurado pague as suas despesas na vida diária. Então quanto mais rápido isso acontecer, melhor”, destaca o advogado previdenciarista Elizeu Leite.

 

“Para dar continuidade ao pedido na agência do INSS, o segurado precisa possuir atestado médico ou odontológico e documento oficial com foto. Caso falte algum documento, é possível retornar outro dia e apresentar a documentação completa, mas é preciso estar atento ao prazo limite de até cinco dias a contar da data de protocolo do requerimento pela Central 135. O segurado terá acesso ao benefício por incapacidade somente se apresentar corretamente a documentação médica ou odontológica para fins previdenciários, física ou eletrônica”. Reforçou o advogado Elizeu Leite.

 

 Estes documentos devem estar legíveis e sem rasuras e ter as seguintes informações:

I - nome completo;

II - data de emissão do(s) documento(s) médico(s) ou odontológico(s), que não poderá ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento;

III - diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);

IV - assinatura do profissional emitente, que poderá ser eletrônica e passível de validação, respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente;

V - identificação do profissional emitente, com nome e registro no Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo, legíveis;

VI - data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais; e

VII - prazo estimado necessário, preferencialmente em dias.

 

O advogado Elizeu Leite atua na área de Previdência Social em todo o território brasileiro, sendo Conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), especialista em direito previdenciário, mestrando em direito das relações sociais, , professor da Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFEPR) e professor do MBA em planejamento previdenciário do Instituto Connect de Direito Social (ICDS).




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Locutores
João Edmilson e Alex Sandra Pádua
João Edmilson
Luciano Lima e Priscila Viih
Luciano Lima e Thyago André
Alex Souza e Luciano Lima
Thyago André e Priscila Viih
Seu Luiz
Priscila Viih
Alex Souza
Alex Sandra Pádua
Thyago André
Luciano Lima
Ouvintes Online

Visitas: 157372

Usuários Online: 1


Copyright (c) 2024 - Rádio Triunfo FM 87,9MHz - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD